sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Blog de Produção #10: Desenhando Nárnia


[SPOILERS]

O Blog de produção #10 vem com relatos de Roger Ford, o designer de produção do filme Príncipe Caspian, onde ele fala um pouco de seu trabalho.

Roger Ford - Designer de Produção
O papel de contar a estória é naturalmente o trabalho do escritor e do diretor. O meu trabalho é trazer a história à vida, e isso é o que me atrai para trabalhar neste negócio.

Meu escritório está no departamento de arte, onde o filme é contado em forma de artes conceituais nas paredes. Nós temos artistas de conceito que começam a dar um sentido de como será o aspecto do filme. Isto é para me facilitar, e claro que para facilitar o Andrew a começar. Uma vez que a visão do filme começa a ganhar forma, nós traduzimos as artes conceituais em modelos que são principalmente para o Andrew e o segundo diretor de unidade usarem para planejar. Tudo é finalizado em forma de modelo antes de nós comerçarmos a construir.

Assim, nas fases iniciais do filme o departamento de arte consiste, talvez, em seis ou sete artistas de conceito e eu e..., e é isso. Uma vez nós começamos a dar um sentido de como será o aspecto do filme, então nós começamos fazendo desenhos de construção, começo a projetar os cenários, trazendo eles à vida, em outras palavras. Cresce de um pequeno grupo de artistas de conceito em um departamento de arte muito grande e seminário de construção com um time enorme das pessoas de construção - os escultores, metalúrgicos, pedreiros, carpinteiros e pintores.

A praia - Ruínas de Cair Paravel
Nós encontramos uma locação na Nova Zelândia, de onde as crianças chegaríam até Nárnia, chamada Cathedral Cove. Tem um maravilhoso túnel-arco na rocha. Assim, nós começamos a pensar que poderíamos ecoar a forma da estação de metro na formação natural do penhasco para a transição. As crianças entram em um túnel sintético e saem em um túnel natural, emergindo na praia.

Elas vêem ruínas no topo de um penhasco e, inconscientes no início, que são as ruínas de Cair Paravel. Nós usamos os desenhos para Cair Paravel que tinham sido feitos para O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. E nós encontramos a locação onde nós poderíamos realmente reconstruir Cair Paravel (na forma de ruínas) em um promontório, olhando sobre o mar.

Cair Paravel - Sala do tesouro
O Pevensies descobrem as ruínas de Cair Paravel 1300 anos desde a última vez que estiveram ali. As crianças se lembram logo que há (como havia antes) uma Sala do Tesouro. A fim conquistar Narnia, os Telmarinos tiveram que invadir Cair Paravel, mas por que não encontraram esta Sala do tesouro? Nós tivemos que planejar uma porta secreta atrás das estátuas de pedra que conduzem a Sala do Tesouro. A Sala do Tesouro é subterrânea - sob o grande salão de Cair Paravel. O cenário foi construido inicialmente sem danos, que depois foram colocados - a destruição do castelo realmente penetrou em determinadas áreas, o que foi muito difícil de alcançar.

Caverna de Caça-Trufas
O projeto para a caverna de Caça-Trufas começou com uma fotografia que Andrew tirou de dentro de uma carvalho oco. Nós começamos desenvolver a idéia que Caça-Trufas vive debaixo de uma árvore enorme. Foi feito da madeira que tinha sido lustrada, mas Andrew não a quis que fosse muito lustrada - era necessário parecer que foi tudo improvisado. Porque todas as criaturas foram banidas para a floresta pelos Telmarinos, não poderiam ter pegado seus bens com elas. Por isso, a mobília de Caça-Trufas é improvisada com pedaços. E nós sempre pensamos nele como um velho solteirão irritado. Era um grande cenário para projetar, porque (como na casa do Castor) tudo no set foi projetado à escala de um texugo, tudo, até os pratos. O cenário foi feito de poliéster esculpido coberto com gesso, e reunido como um quebra-cabeça, porque a equipe tinha que entrar e filmar, assim foi construído em segmentos. Assim cada vez eles queriam filmar em um outro ângulo, nós poderíamos arrancar um dos segmentos.

Castelo de Miraz - Vila Telmarina
Em contraste com o calor encantador na casa de Caça-Trufas, nós desenvolvemos um sentimento frio, austero, totalitário sobre o castelo. Ao criar a visão do castelo de Miraz, nós não queríamos uma aparência inglesa, já que os telmarinos tem que ter um contraste com os Pevensies. Eu pensei um pouco, "bom os ingleses e os franceses sempre tiveram confrontos" assim e eu sugeri ao Andrew, “talvez poderiam ser franceses!”. Os Telmarinos vieram de uma civilização de piratas, então Andrew decidiu fazê-los espanhóis. E assim nós desenvolvemos o castelo baseado na arquitetura espanhola. A maioria dos detalhes do castelo vem da pesquisa extensiva de castelos da Espanha, embora um tanto irónica, nós tentamos usar uma locação no castelo francês chamado Pierre Fonds. Não foi possível por várias razões, e nós queriamos que fosse, de qualquer maneira, um design espanhol no projeto. Assim nós construímos nosso próprio pátio, usando o tamanho e a forma do pátio do Pierre Fonds, mas nós projetamos o castelo em um estilo espanhol ou mediterrâneo. É uma estrutura gigantesca! Nossa cidade Telmarina também é enorme. Baseada em uma cidade de colina que você encontra na Espanha ou Itália.

Castelo de Miraz - Grande salão
No grande salão do castelo de Miraz há vinte tronos para os treze senhores que restam (porque falta sete senhores, você descobrirá o motivo em A Viagem do Peregrino da Alvorada). Nós temos o trono principal, que é onde Miraz fica quando é coroado. Há várias esculturas de águia, cada uma segura enormes candelabros - a águia é uma figura muito forte na cultura Telmarina. O vidro das janelas é envelhecido para parecer antigo. Nós conseguimos achar um vidro que tem espécie de um modelo para isso. Se você olhar para pinturas de vitrais velhos, você vê freqüentemente o jeito que a sujeira fica perto das bordas fazendo com que a iluminação seja mais forte no centro. Você também percebe pedaços de grãos no vidro, porque não era uma técnica muito aperfeiçoada naquela época. Assim o processo de envelhecer é tentar fazer se parecer com as pinturas antigas de janelas. Depois colocamos barras de reforço por dentro, porque era assim que eles fechavam as grandes janelas quando havia uma tempestade.

A Ponte
A ponte de Telmarina é baseada na ponte que Julio César tinha construído para cruzar o Reno quando atacava os alemães. A locação foi na Eslovênia, no rio Soca, que é uma locação extremamente bonita. Suas margens pedregosas e bonita cor azul marinho - muito típicos da Nova Zelândia, onde nós fizemos algumas filmagens bem agradáveis.

O exército Telmarino tem que atravessara ponte, então teve de ser uma estrutura prática. É uma estrutura de madeira, feita de grandes pinhos. Foi fixada em caminhos farováveis, mas com o aspecto de ter sido construída apenas juntando as cordas.

Além disso, o Blog trouxe duas artes conceituais novas, uma da pátio do Castelo Telmarino e uma da Sala do Tesouro nas ruínas de Cair Paravel, que podem ser vistas na nossa galeria respectivamente aqui e aqui, outras artes conceituais de Príncipe Caspian podem ser vistas clicando aqui.

FONTE: NARNIA.COM

2 Comentários:

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